Coalhada Seca

Vamos aprender a fazer Coalhada Seca? 


Ingredientes:

• 2 litros de leite integral
• 2 copos de iogurte natural

Modo de Preparo:

1. Coloque o leite na panela e aqueça mexendo até atingir a temperatura de 85ºC ou levantar fervura. A panela deverá estar sobre uma tela refratária (uma tela metálica que afaste a panela do contato direto com as chamas).

2. Deixe o leite amornar para a temperatura de 35ºC, outra maneira de certificar da temperatura correta, é colocar o dedo no leite e contar até dez, se a temperatura estiver suportável, estará no ponto correto.

3. Acrescente os dois copos de iogurte e misture.

4. Cubra a panela com uma tampa e, por cima, com folhas de jornal ou um cobertor contornando toda a panela.

5. Deixe a panela coberta de 8 a 12 horas em temperatura ambiente.

6. Retire o jornal e a tampa da panela. (neste momento você obteve coalhada fresca)

7. Antes de levar para a geladeira, coloque a quantidade desejada em um filtro de papel ou coador de pano de café e deixe escorrer por um dia na geladeira para obter a coalhada seca.

Dica Arabesq: Um dos deliciosos sanduíches tradicionais do mundo árabe, que fazem parte até da merenda dos alunos nas escolas, é o sanduíche de Coalhada Seca com azeite de oliva extra virgem e azeitona verde ou preta, sem sementes. Experimente até com torradas, não vai se arrepender.

Respondendo Dúvidas:
Quanto tempo na geladeira ou congelada?
A coalhada seca pode ser congelada por até 45 dias. Recomendamos o consumo em até uma semana na geladeira.

Quanto tempo de cura?
É a gosto, quanto mais tempo de cura (escorrendo o soro) mais acida e seca a coalhada ficará.

Porque usar iogurte e não outra coalhada como matriz?
O iogurte natural, nada mais é do que coalhada. É comum usar o da marca (Paulista).É bom lembrar que a coalhada fresca de boa qualidade pode servir de matriz substituindo o iogurte natural dos ingredientes.  Portanto quando fazer a sua primeira receita, você poderá usar um pouco dela para coalhar a próxima receita.

É Coalhada Seca ou Coalhada Síria?

Ambas as denominações são usadas no Brasil para a mesma receita. Em árabe os nomes são “Laban” ou “Zabadi” para a Coalhada Fresca, e “Laban Musafa” ou “Labne” para a Coalhada Seca.

A nossa fonte de hoje, foi o Portal Arabesq, encontre mais receitas na página- www.arabesq.com.br
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário