Irã não suspenderá enriquecimento de urânio

telegraph.co.uk

O vice-chanceler iraniano, Abbas Araqchi, disse, na quinta-feira, 21 de novembro, um dia após a retomada das negociações com potências mundiais em Genebra, que o Irã não vai suspender as atividades de enriquecimento de urânio. Araqchi afirmou que esse é o limite para a República Islâmica e advertiu que a falta de confiança é um obstáculo para alcançar o acordo com o grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha).

“Não podemos entrar em negociações sérias até que a confiança seja restaurada. Isso não significa que vamos parar com as negociações”, disse o vice-chanceler iraniano. No início de novembro, o rascunho do acordo não foi assinado, pois as grandes potências introduziram alterações no texto.

“Por outro lado, grandes potências mundiais e o Irã estão perto de um acordo preliminar para conter o programa nuclear iraniano e é perfeitamente possível que isso ocorra durante a próxima etapa das negociações em 21 e 22 de novembro em Genebra”, disse um alto funcionário dos Estados Unidos a repórteres.

"Não sei se chegaremos a um acordo – acho bem possível, mas ainda há questões de difícil negociação", concluiu. 

A Chefe de Política Externa da União Europeia, Catherine Ashton, e o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, se reuniram em 20 de novembro, em Genebra, e um grupo mais amplo, que incluiu a Grã-Bretanha, a China, a França, a Alemanha, a Rússia e os Estados Unidos, se reuniu com autoridades iranianas nos dois dias seguintes.


Therese Mourad
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário