O mais importante rio Libanês o Litani

O Líbano, país cosmopolita e com uma capital que oferece milhares de opções de diversão para todo e qualquer turista de todo o mundo, é também lugar de um rio vital para a sobrevivência das populações por onde ele passa. 

O rio Litani é um importante rio do sul do Líbano. Nasce a oeste da cidade de Baalbek, no fértil Vale do Bekaa, e desemboca no mar Mediterrâneo, ao norte da cidade de Tiro.

Com mais de 140 km de extensão, é o rio mais longo do país, com uma vazão anual estimada em 920 milhões de metros cúbicos. Ele nasce, flui e morre dentro das fronteiras libanesas e é uma das principais fontes de água para o abastecimento da população, irrigação e geração de energia, tanto no sul do Líbano, como no restante do país. No sul do Líbano, o Litani é a principal fonte de água.

Após seguir um curso norte-sul entre as montanhas do Monte Líbano e do Antilíbano, o rio vira para o oeste e atravessa gargantas espetaculares com 275 metros de altura antes de chegar ao mar Mediterrâneo.

A maior parte de sua bacia foi ocupada por Israel durante a Operação Litani, em 1978. A Operação Litani foi o nome da primeira ofensiva de grande envergadura efetuada pelas Forcas de Defesa de Israel durante a Guerra Civil Libanesa. O objetivo israelense era liquidar as bases da Organização para a Libertação da Palestina no país. As forças israelenses ocuparam a região por 22 anos e só se retiraram em maio de 2000.

A parte final do rio também é uma das áreas mais extensas de irrigação no Líbano, com 3.264 hectares, divididos entre 1.257 fazendas que trabalham, principalmente, com o cultivo de frutas cítricas e bananas. Nesta parte, o curso do rio é quase paralelo à fronteira com Israel, trinta quilômetros ao sul.

O Litani é também a fonte do maior lago do sul do país, o Qaroun, de 11 quilômetros quadrados, onde fica a "represa do Litani", com 60 metros de altura e 1.350 metros de comprimento, construída em 1959.

Uma queda de 6.503 metros leva a água até a central elétrica na parte baixa, onde são produzidos até 185 megawatts de eletricidade, o maior projeto hidrelétrico do Líbano. O lago também serve para regular a irrigação de grande parte do vale do Bekaa e do sul do país.

Um último destaque que este rio nos revela, é o vilarejo de Karaoun, também chamada de Araon ou Al Karaon. Pois é uma cidade localizada no Vale do Bekaa, no Sudoeste do Líbano, e que tem a felicidade de ser banhada pela represa Litani, o que atrai muitos turistas até a cidade, fazendo com o que a população dobre no verão. 



Saeb Osman
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário