Por que Líbano ? Qual a origem deste nome?

Foto-viagemcj-japaedani

No próximo dia 22 de novembro o Líbano completará 70 anos de independência da França e, como forma de homenagear este país, falarei sobre a origem do nome deste país. Afinal, por que o Líbano possui este nome? De onde veio este nome? Acredito que todos nós, em algum momento da vida, já nos perguntamos isso. 

Depois do fim do Império Otomano, a França e o Reino Unido, em 1916, definiram que a Síria e o Líbano ficariam com a França, e o Egito, a Jordânia e o Iraque, com os britânicos.

A França, depois da partilha, separou administrativamente o Líbano da Síria, formando assim dois Estados.

Uma das possíveis explicações para o nome "Líbano" ou "Lubnan" deriva da raiz árabe "Lbn", que significa "branco" ou "ser branco", em referência ao cume das montanhas libanesas que ficam cobertos de neve até o começo do verão. 
Outra possibilidade seria uma referência à pedra calcária das paredes dos penhascos libaneses, onde detêm os icônicos cedros do Líbano, dando ao Líbano uma de suas principais características.  

Não obstante, alguns pesquisadores dão outra versão. O nome relaciona-se a uma lenda contada por Philo Byblius, segundo a qual os nomes do Monte Líbano, da cadeia de montanhas Antilíbano e de outras montanhas da Síria, derivam do nome de um gigante que morou nessa região.

Alguns estudiosos discordam de todas essas explicações. Eles tendem a pensar que as palavras hititas para nomear o cipreste, o zimbro ou junípero são muito parecidas, quando comparadas com as palavras que estes povos usavam para nomear as montanhas do Líbano. Por isso, esses eruditos acham razoável considerar que o famoso cedro do Líbano pode estar na origem do nome da montanha e do país. Em várias línguas antigas, o nome difere muito pouco. Por exemplo, em hebraico diz-se Levanon, em fenício Libnah, em assírio Labnanu, e em hitita Lablani ou Niblani.


Saeb Osman
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário