Putin visita o Papa no próximo dia 25

Foto: The Guardian

O Papa Francisco irá receber o presidente russo, Vladimir Putin, no próximo dia 25 de novembro, em audiência privada no Vaticano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7) pela sala de imprensa da Santa Sé.

No início de setembro, o Pontífice enviou uma carta a Putin por ocasião da Cúpula do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo) realizada em São Petersburgo. No documento, Francisco pediu que os líderes mundiais optassem por uma solução pacífica para a crise na Síria, tema que esteve ao centro do encontro. 

Putin foi o principal articulador da proposta que evitou uma invasão militar dos Estados Unidos na Síria. O líder russo propôs que o arsenal e as armas químicas do regime de Bashar al-Assad fossem submetidas a controles internacionais, solução que contribuiu para que Washington desistisse de um ataque armado. 

A última visita de um Presidente russo ao Vaticano ocorreu em 2011. O então chefe de Estado russo, Dmitri Medvedev, foi recebido por Bento XVI.

Vladimir Putin, reeleito para a Presidência russa em março de 2012 depois de ter assumido o cargo de primeiro-ministro durante quatro anos, foi recebido pelo papa João Paulo II em 2000 e 2003, e por Bento XVI em março de 2007.

As relações entre Moscovo e o Vaticano melhoraram desde a chegada ao poder, em fevereiro de 2009, do patriarca Kirill, que chefiou o braço diplomático da Igreja ortodoxa russa durante vários anos.


Therese Mourad
Gazeta de Beirute

Fonte do texto: The Guardian e BBC news
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário