Roberto Khatlab Um oásis no Oriente Médio

Fonte: entire-east.com

A editora Dar Saer Mashrek, de Beirute, lançou neste ano a segunda edição do guia turístico chamado Líbano – Um oásis no Oriente Médio. O guia traz conteúdo bem diversificado e tem o intuito de atrair cada vez mais visitantes e tornar a viagem dos turistas inesquecível. 

A obra, escrita em língua portuguesa pelo escritor paranaense Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina na Universidade Saint Esprit de Kaslik, traz informações como história e geografia de mais de 200 cidades e vilarejos libaneses, sítios arqueológicos, cultura, gastronomia, população, costumes e personalidades importantes. Também mostra o que há no país em ecoturismo, arquitetura, tradição, lendas, mitos, museus, rotas e templos religiosos.

“No Líbano, a pessoa entra no túnel do tempo e retorna a cinco, sete, oito mil anos de história. Em pleno centro de Beirute e outras cidades encontramos o passado e o presente juntos, um verdadeiro museu a céu aberto e com um povo dinâmico e hospitaleiro”, afirma o autor, lembrando ainda que os brasileiros costumam se sentir em casa no país, já que é raro encontrar um libanês que não tenha morado no Brasil ou visitado o país, ou que não tenha pelo menos um amigo brasileiro. “O Líbano é um pedaço do Brasil no Oriente Médio”, diz Khatlab.

A segunda edição, que foi atualizada e ampliada, tem 322 páginas e também apresenta os locais de estudo espiritual druso e os locais de peregrinação do cristianismo e do islamismo. Os locais por onde passaram Jesus, Maria, apóstolos e santos também são apresentados.

Em algumas cidades descritas no guia há breves biografias de escritores brasileiros cujas famílias são destes locais, como Milton Hatoum, Salim Miguel e Raduan Nassar, além de libaneses, como Gibran Khalil, Mikhail Naimy e Ameen Rihani. Khatlab também descreve na obra os lugares por onde passou o imperador do Brasil, Dom Pedro II, em 1876, quando visitou o país. Lugares onde há forte presença brasileira, comunidades que dominam o idioma português ou que fazem referências ao Brasil em suas ruas, estátuas e imagens de santos também podem ser consultados no livro. O escritor faz ainda uma cronologia das relações entre o Brasil e o Líbano entre os anos de 1876 e 2013.

Roberto Khatlab também é autor de outros livros sobre temas como migração libanesa e história das religiões.


Saeb Osman
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário