Série de atentados mata xiitas e policiais no Iraque

Foto : BBC

A Estação BBC relatou que a série de atentados ocorrida no Iraque, que tinha como alvo muçulmanos xiitas e membros da polícia, matou 40 pessoas e deixou cerca de 80 feridos.

O pior ataque ocorreu perto de Tikrit, quando um homem-bomba atingiu um posto policial, matando dez pessoas.Outras oito pessoas foram mortas em três atentados simultâneos, que tinham como alvo o comboio Husseinia, dos muçulmanos xiitas, na cidade de Baquba, a nordeste da capital iraquiana Bagdá.

As vítimas estavam nas celebrações anuais em comemoração à Achura. De acordo com uma fonte de segurança,o prefeito de Fallujah(província de Anbar), Adnan Hussein Ali, foi assassinado por um matador de aluguel.

Na cidade de Mossul, capitalde Nínive, outra fonte de segurança afirmou que um policial também foi assassinado em um ataque armado a leste da cidade, na quarta-feira à tarde.A violência sectária tem aumentado nos últimos meses, atingindo níveis não notificados desde 2008.

A Organização das Nações Unidas contabilizou 979 mortes por ataques armados, incluindo 158 policiais e 127 soldados, somente no mês de outubro.O número de civis que foram vítimas de violência neste ano chegou a 6.500.

O Iraque também é influenciado pela deterioração da segurança no país vizinho, a Síria, onde se intensificaram os grupos extremistas islâmicos, incluindo o grupo Estado Islâmico no Iraque e do Levante, ligado a Al-Qaeda.


Therese Mourad
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário