Tendinite

A tendinite é a inflamação, lesão e inchaço de um tendão, que é uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso.  

Os tendões são fibras resistentes agrupadas que se situam entre os músculos e o osso. Possuímos tendões em todas as partes dobráveis do nosso corpo. Por vezes esses tendões podem sofrer algum tipo de inflamação, causando a tendinite, que pode ter duas causas: a mecânica e a química.

A causa mecânica é provocada por esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga. 

A causa química é provocada por alimentação incorreta e por algumas toxinas presentes no organismo. Também pode ocorrer quando os músculos e tendões não estão sendo suficientemente drenados, ocasionando a desidratação.

A tendinite pode surgir em qualquer tendão, mas alguns locais mais frequentemente afetados incluem:

*Colovelo,
*Calcanhar (tendinite de Aquiles),
*Ombro,
*Punho.

Sintomas: Os primeiros sintomas da tendinite são as dores. Além disso, a pessoa fica incapaz de realizar alguns movimentos simples, como caminhar, subir e descer escadas. Dor e sensibilidade no tendão, geralmente perto de uma articulação, dor à noite, e dor que piora com movimentos ou atividade;
A tendinite pode ser facilmente confundida com artrite reumatoide, por isso, exames mais detalhados são pedidos, para que seja feito um diagnóstico mais preciso. 

Exames: Geralmente, para se diagnosticar a tendinite, o médico recorre a exames como a radiografia ou a ultrassonografia.

Tratamento: O tratamento para a tendinite é feito com anti inflamatórios receitados pelo médico, uso de bolsas de gelo de 3 a 4 vezes por dia por, aproximadamente, 20 minutos de cada vez, e fisioterapia.

A tendinite tem cura, mas para alcançá-la é muito importante deixar de realizar a atividade que a provocou, ou qualquer outro esforço com o membro afetado, para dar tempo para o tendão se recuperar. Se esta medida não for cumprida, é pouco provável que a tendinite seja completamente curada, gerando uma lesão crônica chamada de tendinose, onde há um comprometimento mais grave do tendão, que pode até mesmo levar à sua ruptura.

O tempo de tratamento vai variar conforme a gravidade da lesão do tendão e se o indivíduo respeita a principal orientação, que é não realizar qualquer esforço com o membro afetado ou não. Quando mais rápido for iniciado o tratamento para a tendinite, mas rápido ela terá cura.

Como prevenir a tendinite: Para prevenir a tendinite, recomenda-se evitar esforços repetitivos diariamente. Se este for necessário para sua atividade laboral, recomenda-se fazer alongamentos antes e depois de iniciar a atividade profissional;

 Beber bastante água e fortalecer o grupo muscular envolvido através da prática de exercícios físicos como a natação, por exemplo;

Quando os músculos e os tendões estão devidamente hidratados e fortalecidos, as chances de desenvolver uma tendinite são muito menores;

Manter uma alimentação balanceada;

Antes de começar uma rotina de exercícios, condicionar os músculos;

Sempre fazer aquecimento antes de começar qualquer atividade física;

Procurar ajuda médica e seguir todas as orientações prescritas.

Dra. Lea Mansur
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário