Cunha e seus encantos

Rodeada pelas montanhas da Serra do Mar e da Bocaina. Escondida no meio do caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro. A pequenina e acolhedora cidade de Cunha tem atrações para casais, famílias e aventureiros. Na paisagem estão parques, rios, cachoeiras e trilhas históricas emolduradas pela mata Atlântica.
Duas reservas envolvem a caprichosa natureza da região. O Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Nacional da Serra da Bocaina, ambos com trilhas variadas e muitas cachoeiras. 



Também faz parte do cenário a pedra da Macela, pico mais alto de Cunha, com 1.850 metros de altitude. O acesso é feito a pé, enfrentando dois quilômetros de um caminho calçado. Uma vez lá em cima, a vista panorâmica descortina as baías de Angra dos Reis e Paraty em meio a recortes formados por serras e vales que mais parecem pinturas.


Para os mais ousados e amantes do trekking as opções das históricas Trilha do Ouro e Estrada Real encantam pela deslumbrante natureza, passando por inúmeras quedas d'Água e mirantes com vista para o Mar.
A primeira tem um percurso de 45 quilômetros - feito em três dias - o caminho era usado como alternativa para levar o ouro extraído em Minas até o litoral sem pagar o imposto cobrado na via oficial. Já o trecho que ainda existe da Estrada Real era utilizado pelos escravos e pode ser percorrido em quatro horas.


Para os apreciadores de arte, a qualidade e a diversidade dos ateliês de cerâmica espalhados pela cidade cativam a todos. Cunha abriga o mais criativo centro de cerâmica de alta temperatura do país. Os ceramistas utilizam a técnica Noborigama, arte milenar japonesa que transforma o barro em pedra em fornos que chegam a atingir 1.350ºC. 

Entre os meses de abril e maio a cidade realiza a Festa do Pinhão, com diversos restaurantes servindo delícias à base da semente. No período, a Praça da Matriz se torna para palco para apresentações variadas - música clássica, MPB, bossa nova, rock... Já em julho é a vez do Festival de Inverno, com shows musicais, exibição de filmes, apresentação de grupos de dança e de teatro nas praças.
Com tudo isso, Cunha vai te encantar...


Maiores informações:
www.cunha.sp.gov.br

Jamile Kobeissi
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário