Espionagem americana avança ainda mais

Foto: Publico.pt

A NSA (Agência Nacional de Segurança) dos Estados Unidos compila quase cinco bilhões de registros por dia, sobre a localização de telefones celulares no mundo todo, informou o jornal Washington Post, na quarta-feira, 4 de dezembro, citando documentos do ex-técnico da CIA, Edward Snowden.

A prática, alimentada com dados de centenas de milhões de dispositivos móveis em escala mundial, permite seguir os movimentos de indivíduos e estabelecer mapas de suas relações através de métodos de análise, que o jornal descreve como "ferramentas de vigilância em massa".Os analistas podem encontrar os celulares em qualquer lugar do mundo, rastrear seus movimentos passados e expor relações ocultas entre os indivíduos que os usam, de acordo com a publicação.

Robert Litt, Assessor Geral do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional, que supervisiona a NSA, assegurou ao Washington Post que o programa é legal e que só se realiza fora dos EUA.

Ninguém da comunidade de inteligência, apoiando-se em sua autoridade, está colhendo informação sobre a localização de celulares nos Estados Unidos. A razão pela qual a NSA compila uma quantidade tão grande de dados é porque suas ferramentas analíticas, conhecidas como cotraveler, exigem um amplo catálogo de registros para detectar os alvos de inteligência conhecidos. A única maneira que o usuário tem para ocultar sua localização é se desconectando do sistema de comunicação moderno e vivendo em uma caverna. De acordo com uma das fontes consultadas pelo jornal, a quantidade de registros compilados pela NSA equivale a 27 terabytes – mais que o dobro da gigantesca coleção impressa da Biblioteca do Congresso Americano.


Therese Mourad
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário