Trípoli: Exército impõe segurança. E agora?

Foto: Assafir

Após a decisão de colocar Trípoli, sobre a proteção do exército libanês, muitos obstáculos ainda impedem a possibilidade de uma solução final dos conflitos na cidade, que vem sofrendo há anos sob o peso de um confronto regional, onde os moradores (os mais pobres do país), acabam pagando com o próprio sangue. Tudo isso pela guerra na Síria.

Alguns líderes da região acusam o Hezbollah, e o regime sírio de destruir Bab Tabbenah (um bairro de maioria salafista). Por outro lado, o Partido Árabe Democrático acusa a Frente Al Nusra, de destruir e cercar Jabal Mohsen, impedindo inclusive, a entrada de alimentos, e medicamentos.

Muitas pessoas em Trípoli abandonaram a região, e muitas ainda consideram seriamente a hipótese de mudarem de suas casas. E não apenas isso, instituições estão fechadas, entre elas, escolas e universidades que possuem uma presença importantíssima na cidade.

O colapso econômico, resultou na falência e fechamento de lojas, uma após a outra. O papel histórico da cidade está decaindo, e o turismo está morto.
A violência e tensão em Trípoli, o transforma em um palco de guerra, que alguns políticos usam para acertar as contas.

Será que o Exército libanês vai conseguir impor a segurança e a estabilidade em Trípoli? Se for bem-sucedido, será o fim dos conflitos na região. Ou será que vai haver apenas uma pausa, uma trégua temporária, seguido por uma próxima rodada de conflitos?

A futura segurança da cidade ainda está no limbo, todas as medidas estão sendo tomadas para silenciar a voz de chumbo, o que é apenas um dos objetivos iniciais do Estado, dando abertura para um próximo passo, que será o plano de desenvolvimento para salvar o que pode ser salvo.

Apesar da esperança, enquanto houver guerra na Síria, há medo de que Trípoli, ainda seja uma arena complementar.


Therese Mourad
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário