Cristãos e xiitas do Hezbollah lutam contra o Estado Islâmico



Ras Baalbek, é uma pequena cidade ao Norte do Vale do Bekaa, Líbano, com aproximadamente 2 mil habitantes, em sua maioria cristãos. Sua fronteira é com a Síria, seus “vizinhos” são membros do Estado Islâmico.

Por diversas vezes, militantes do ISIS, entraram no Líbano, atacando até mesmo postos do exército libanês. Alguns morreram, e muitos ficaram feridos.

A união faz a força, religião à parte, membros do Hezbollah, e cristãos, lado a lado, na batalha contra o extremista Estado Islâmico, que faz vítimas em todo o Oriente Médio.
Segundo especialistas, membros do ISIS seguem uma ramificação extremista da escola sunita, o salafismo, e todos aqueles que não concordam com seu pensamento, e filosofia, são inimigos, sejam eles cristãos ou muçulmanos.

Toni, um cristão que está combatendo junto ao Hezbollah, afirmou que apesar de sua religião pregar a paz, ele deve defender sua terra, e sua família.

“Não podemos ficar de braços cruzados, estamos juntos nesta batalha, e o Hezbollah é nosso aliado, pois nunca desrespeitaram a nossa fé, ou nos obrigaram a seguir outro caminho”, disse Toni.

Por outro lado, há muitas pessoas cansadas e com medo, como Mariam, mãe de 4 filhos, afirmou que vai sair da cidade, ou quem sabe do país.

Alessandria Masi, em seu artigo para o International Business Time, entrevistou, Rifat Nasrallah, o comandante da milícia cristã. 

"Temos duas opções: uma delas é lutar na frente de nossas casas e viver livremente ou talvez morrer, e a segunda é ir embora", disse Nasrallah. Mas, em seguida, acrescentou: "A segunda não é uma opção".

Rifat além de possuir símbolos da fé cristã, na parede de sua casa, possui a foto do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah. Ambos, o líder cristão e o líder xiita, tem o mesmo sobrenome, e também a mesma causa.

Uma pesquisa recente, do Centro de Investigações de Beirute, revelou que dois terços dos cristãos, acreditam que o Hezbollah protege o país contra a ameaça de takfiris (grupos extremistas).

Desde que a guerra na Síria começou, membros do Hezbollah, lutam em território sírio, contra os rebeldes, entre eles o Estado Islâmico.


Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário